
A hipertensão arterial é um inimigo que chega sem fazer barulho e mata mais de 10 milhões de pessoas por ano no mundo. Aqui no Brasil, a doença atinge 30% da população adulta e é um problema de saúde pública. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que alerta: o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para reduzir os riscos da doença, uma vez que a condição da hipertensão é responsável por 80% dos casos de AVC (acidente vascular cerebral) e 60% dos casos de infarto.
Tempo de leitura estimado para esse conteúdo: 11 min 06 seg
Mas é possível prevenir e cuidar dos impactos da doença usando a medicina milenar do Ayurveda, privilegiando práticas saudáveis e holísticas. Uma meta análise de 25 estudos controlados descobriu que um maior consumo de fibras foi associado com redução significativa na pressão arterial. Desse conteúdo concluiu-se que uma dieta rica em fibras pode ser um caminho não farmacológico para controlar a hipertensão.
Neste conteúdo vamos falar um pouco mais sobre:
O que é hipertensão arterial
Imagine que seu corpo é uma caixa de abastecimento, sendo suas veias e artérias os canos que conduzem o sangue pelo organismo. A perfeita harmonia que controla esse fluxo, moderando força, é a pressão arterial. Portanto, quando acontece um descompasso e esse fluxo aumenta - daí o nome hiper, indicando alto grau - pode haver uma sobrecarga, causando, com o passar do tempo, danos ao corpo.
É válido destacar que a hipertensão é considerada um fator de risco para outras diversas enfermidades, como as doenças cardiovasculares, cardiocirculatórias e renais, a exemplo de infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral (AVC), doença renal crônica, dislipidemia, obesidade abdominal, intolerância à glicose e diabetes.
O que causa hipertensão e como prevenir a doença
A hipertensão é causada, principalmente, pela obesidade, tabagismo, sedentarismo, histórico familiar, estresse e envelhecimento. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença, segundo a SBC. Outro ponto de grande impacto é o consumo exagerado de sal e de alimentos ultraprocessados ricos em sódio.
Na medicina milenar do Ayurveda, os problemas cardiovasculares são causados pelo desequilíbrio dos doshas, que são as energias vitais que governam o corpo humano. O dosha Pitta tem um especial impacto aqui, uma vez que é considerado o dosha do metabolismo, governando funções como digestão, absorção de nutrientes, regulação da temperatura corporal, percepção visual e cognição. Quando o dosha Pitta está em desequilíbrio, com instabilidade nos elementos de fogo e água, seu corpo sofre com inflamações, problemas digestivos e claro, aumento da pressão arterial.
A prevenção da hipertensão acontece com a prática de hábitos saudáveis
O Hospital Albert Einstein, que é uma referência em saúde na América Latina, listou 7 práticas que ajudam a prevenir a pressão alta. São eles:
Como tratar a hipertensão arterial
Assim, cuidar da saúde é essencial para quem é hipertenso e precisa andar na linha e também para quem quer evitar esse quadro no futuro. Para que o dosha Pitta volte à harmonia e a pressão arterial seja equilibrada é preciso acalmar a intensidade do elemento fogo. Se pensarmos no aspecto da alimentação ayurvédica, isso significa comer mais alimentos refrescantes e suaves, diminuindo o consumo de itens picantes, ácidos e salgados.
Trazendo isso para a medicina alopática, podemos dizer que é colocar o princípio de cura pelos contrários em prática: se há uma hipertensão, o remédio é minimizar a tensão, ou seja, diminuir o ritmo cardíaco. Mas é claro, isso é apenas uma analogia para que a explicação seja simples e compreensível. Lembre-se que o diagnóstico de um profissional da saúde é o ideal para qualquer quadro.
O que os estudos científicos dizem sobre a alimentação e hipertensão
Como falamos anteriormente, alimentos refrescantes e suaves são os mais indicados para restabelecer o equilíbrio do organismo hipertenso. Melão, uva, melancia, manga, pêssego, espinafre, alface, rúcula, aveia, trigo sarraceno, lentilha, pepino, manteiga ghee e iogurte fresco são exemplos de alimentos que contribuem positivamente.
Inclusive, estudo científico aponta que o consumo de leguminosas, como a ervilha, podem contribuir para uma melhor pressão arterial. O consumo de 162 gr de ervilhas, por 10 semanas, diminuiu a pressão arterial em participantes com ou sem hipertensão, sendo avaliados diferentes biotipos (peso normal, acima do peso, obesos e com diabetes tipo 2). [1]
Em outro estudo de 2002, pessoas que consumiram cerca de 75 gramas de ervilhas tiveram maior ingestão de fibras, proteínas, zinco, ferro e magnésio e menores ingestões de gordura saturada e total. [2] Outro estudo mostrou que consumidores de leguminosas tiveram menor chance de desenvolver hipertensão, além de terem menor pressão do que o grupo que não consumiu. [3] O grupo que consumia leguminosas quatro vezes por semana apresentou uma chance 22% menor de ter doenças coronárias. [4] Ainda nesse sentido, o consumo de leguminosas como a ervilha, pode reduzir a pressão arterial por diversos mecanismos, uma vez que elas são ricas em fibras, proteína vegetal e potássio, todos estes sendo relacionados a uma redução da hipertensão. [5]
Indo além, também há iniciativas científicas demonstrando que o consumo de fibras reduz a pressão arterial e outros fatores de riscos cardiovasculares. [6] Outra pesquisa relacionou 28 estudos em uma meta análise, indicando que o consumo de fibras reduziu a pressão arterial em grupos hipertensos. A maior parte dos estudos relacionou ganhos positivos em adultos na faixa dos 40 anos de idade. [7]
Suplementos naturais que ajudam com a pressão alta
Tendo por base os estudos científicos anteriormente citados e pesquisas laboratoriais exclusivas, a Alquimia da Saúde oferece suplementos naturais que podem impactar positivamente no quadro de pressão alta. Nosso alquimista, Matheus Mariani, selecionou alguns dos produtos e explica os benefícios de adicionar esses suplementos na rotina.

Conheça também toda a linha de pré e pós treinos, pois, por aqui, somos naturais, como a vida pede! Hipertensão é assunto sério e deve ser tratado com muita atenção. Busque ajuda médica e conte com nossos suplementos nessa missão de uma vida mais saudável.
ESTUDOS CIENTÍFICOS:
[1] Chobanian AV, Bakris GL, Black HR, Cushman WC, Green LA, Izzo JL, Jr., Jones DW, Materson BJ, Oparil S, Wright JT, Jr., Roccella EJ. The seventh report of the Joint National Committee on Prevention, Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Pressure: the JNC 7 report. JAMA 2003; 289:2560–2572.
[2] Mitchell DC, Lawrence FR, Hartman TJ, Curran JM. Consumption of dry beans, peas, and lentils could improve diet quality in the us population. J Am Diet Assoc 2009; 109:909–913.
[3] Papanikolaou Y, Fulgoni VL, 3rd. Bean consumption is associated with greater nutrient intake, reduced systolic blood pressure, lower body weight, and a smaller waist circumference in adults: results from the National Health and Nutrition Examination Survey 1999–2002. J Am Coll Nutr 2008; 27:569–576.
[4] Bazzano LA, He J, Ogden LG, Loria C, Vupputuri S, Myers L, Whelton PK. Legume consumption and risk of coronary heart disease in us men and women: NHANES i epidemiologic follow-up study. Arch Intern Med 2001; 161:2573–2578.
[5] He J, Whelton PK. Effect of dietary fiber and protein intake on blood pressure: a review of epidemiologic evidence. Clin Exp Hypertens 1999; 21:785–796.
[6] Reynolds. A, Akerman A, Kumar S, Pham H, Cofey S, Mann J. Dietary fbre in hypertension and cardiovascular disease management: systematic review and meta-analyses. Reynolds et al. BMC Medicine (2022) 20:139.
[7] Streppel M, Arends L, Veer P,Grobbee D,Geleijnse J. Dietary Fiber and Blood Pressure. A Meta-analysis of Randomized Placebo-Controlled Trials. Arch Intern Med. 2005;165:150-156.
[8] JODAS, Evelyn Manuella Martins Gomes et al. Efeito do exercício físico e suplementação de potássio sobre a pressão arterial, metabolismo glicídico e albuminúria de ratos hipertensos. Brazilian Journal of Nephrology, v. 36, p. 271-279, 2014.
As informações fornecidas neste conteúdo tem como foco compartilhar princípios de conhecimento geral e não devem substituir a orientação de seu médico. O profissional da saúde é a pessoa certa para te orientar sobre todos os aspectos da saúde ampla. Nenhum conteúdo da Alquimia da Saúde tem como objetivo diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças. A suplementação alimentar deve ser acompanhada por um profissional.
A Alquimia da Saúde é uma marca de suplementação natural no mercado desde 2012, presente em 25 estados, nas mais relevantes redes de vida saudável e nas principais bike shops do Brasil.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade