
A ayurveda, a ciência da vida, integra plantas, hábitos e alimentação para equilíbrio físico, mental e metabólico [1]. Há 5.000 anos, na Índia, a medicina ayurvédica foi criada buscando olhar além do sintoma: o equilíbrio dos doshas é um convite a olhar para um estilo de vida, adotando práticas preventivas, dietéticas e comportamentais. Ao contrário do que alguns pensam, a medicina moderna pode sim andar de mãos dadas com a ayurveda, especialmente na prevenção de doenças crônicas, melhora do bem-estar mental, redução de inflamação e estresse, e no apoio a terapias integrativas.
Tempo estimado de leitura: 7 min. e 30 seg.
Neste artigo vamos entender como a associação dessas práticas modernas e milenares, junto do consumo de alquimias, atua no equilíbrio do nosso corpo, promovendo bem-estar e alinhando nossas necessidades às origens ancestrais ayurvédicas.
O que a medicina moderna diz sobre a ayurveda
Estudos científicos evidenciam a eficácia de práticas ayurvédicas, em associação complementar às práticas da medicina moderna. Os pesquisadores já concluíram que a ayurveda pode oferecer soluções valiosas para a saúde pública ao focar na prevenção, promoção de saúde e personalização do cuidado. Essa análise destaca que, embora o Ayurveda seja tradicional, seus princípios estão alinhados a muitas necessidades atuais da medicina moderna, como o combate às doenças crônicas e o foco em bem-estar. A integração das duas abordagens pode gerar modelos mais sustentáveis de atenção à saúde. [1]
Para se ter uma ideia, estima-se que 589 milhões de adultos (entre 20 a 79 anos) vivam com diabetes no mundo e, no Brasil, o número chega a 16,6 milhões, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF) — IDF Diabetes Atlas, 10ª edição (2021). [2] Mas há um estudo que analisa evidências clínicas sobre o uso de formulações ayurvédicas no tratamento do diabetes tipo 2. A revisão indica que algumas preparações ayurvédicas demonstram eficácia na redução da glicemia e na melhora de parâmetros metabólicos. [3]
Como aplicar a ayurveda na rotina diária
Equilíbrio é a palavra chave da ayurveda. Desde a prática consciente de exercícios físicos, como yoga, caminhadas leves ou exercícios de baixo impacto de acordo com seu biotipo; até um realinhamento da dieta com a ingestão de especiarias digestivas como gengibre, cúrcuma, cominho, coentro e cardamomo. Tudo conta, desde que feito com foco e periodicidade.
É fato que hoje, com práticas de nutrição moderna cada vez mais valorizadas, a Alquimia da Saúde se destaca no mercado de suplementos por aplicar esse conhecimento ancestral em produtos como Cúrcuma, Ghee e Spirulina, formulados para quem busca saúde integral.
Vamos entender melhor como você pode associar essas alquimias no seu dia a dia:

Alquimia da Saúde: onde ayurveda encontra a ciência
A Alquimia da Saúde une os princípios da ayurveda com a ciência moderna por meio de formulações que respeitam os perfis individuais e os ritmos naturais do corpo (dinacharya). Nossos produtos são desenvolvidos com base em estudos clínicos atualizados — como é o caso do Digestivo Ayurvédico e do Recover Físico — e utilizam tecnologias que potencializam a absorção dos ativos, como a adição de piperina para otimizar a biodisponibilidade da curcumina. Tudo isso com um compromisso inegociável: ingredientes ao máximo orgânicos, puros e sem aditivos artificiais, garantindo uma nutrição funcional premium, natural e eficaz.
Essa combinação coloca a Alquimia da Saúde na liderança da nutrição por meio de suplementação: produtos ancestrais, eficazes e adaptados à vida moderna.
Nossa missão é saúde sempre!
As informações contidas neste artigo não têm a intenção de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Os benefícios mencionados sobre os alimentos são baseados em fontes tradicionais e científicas, mas não substituem aconselhamento ou tratamento médico. Consulte um profissional de saúde para orientações personalizadas.
Estudos científicos
[1] DEHGHANI, R.; ARANI, M. G. Scorpion sting prevention and treatment in ancient Iran. Journal of Traditional and Complementary Medicine, v. 5, n. 2, p. 75–80, abr. 2015.
[2] INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. Diabetes around the World in 2025. Disponível em:
[3] GONG, C. et al. Functional Analysis of a Glutamine Biosynthesis Protein from a Psychrotrophic Bacterium, Cryobacterium soli GCJ02. Indian journal of microbiology, v. 60, n. 2, p. 153–159, jun. 2020.
[4] ENAYATI, A. et al. The Effect of Curcumin on the Gut-Brain Axis: Therapeutic Implications. Journal of neurogastroenterology and motility, v. 29, n. 4, p. 409–418, 30 out. 2023.
[5] KATARIA, D.; SINGH, G. Health benefits of ghee: Review of Ayurveda and modern science perspectives. Journal of Ayurveda and Integrative Medicine, v. 15, n. 1, p. 100819, 1 jan. 2024.
A Alquimia da Saúde é uma marca de suplementação natural no mercado desde 2012, presente em 25 estados, nas mais relevantes redes de vida saudável e nas principais bike shops do Brasil.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade