Blog: BATER NO MURO: COMO SUPERAR ESSE DESAFIO DA CORRIDA

O tão aguardado dia de prova começa cedo, você prepara o tênis, chega no local da competição e começa a correr. Mas no quilômetro trinta vem a clara sensação de que nenhum passo é mais possível. Não há energia. Seu corpo está esgotado. Sua mente não funciona mais. Você bateu no muro. Apesar de ser o cenário nada desejado, é comum que esse momento aconteça para quase todo esportista, especialmente na corrida. E, se o muro chegar, o que resta é vencer. Bater no muro e continuar correndo, rumo a faixa da vitória, é possível com técnica mental e estratégias de alimentação, suplementação e muito preparo. 

O treinador, atleta, pós-graduado em treinamento esportivo e diretor da Assessoria Teo Esportes, Thiago Leite, explica que, em geral, ao completar duas horas, duas horas e meia de prova, as reservas de energia do competidor já estão se esgotando e o cansaço físico e mental começam a bater. “É a partir desse momento que aqueles que estão mais preparados física e mentalmente se destacam e conseguem bons resultados. Entram em cena fatores essenciais: em primeiro lugar um treinamento adequado, com orientação de um profissional de educação física; depois, ter uma estratégia de prova definida, no que diz respeito ao ritmo da corrida; além, é claro, de treinos de força durante o ciclo de preparação, respeitando a manutenção de uma boa rotina de sono e descanso”, indica o especialista. 

Thiago Leite, treinador, atleta, pós-graduado em treinamento esportivo e diretor da Assessoria Teo Esportes.

 

Quando o muro vem

Mas mesmo seguindo um cronograma detalhado, o muro vem. E essa foi a experiência do dentista e triatleta, Pedro Mayrink, que participa tanto de provas de corrida quanto de triathlon. “Tenho três maratonas no currículo e o muro aparece, para mim, normalmente no quilômetro 36. Eu demorei duas maratonas para entender a forma como o muro vinha e como lidar com ele. Nas primeiras vezes, fiquei desapontado, concluí a prova, mas não da forma como esperava. Na terceira eu estava mais pronto, sabia que o momento ruim chegaria mas eu iria passar por ele porque eu estava preparado para superar esse desafio”, compartilha Mayrink, que faz questão de sinalizar que o muro aparece de distintas formas nas diferentes modalidades. “No triathlon eu sou atleta de meio iron, uma prova de endurance, de longa distância, mas esse muro não aparece com a mesma intensidade como na maratona. Nas competições de triathlon, me lembro que o muro pode acontecer ali na segunda volta, aos 14 km, que é onde sinto que a prova vai começar de verdade, separando os grandes dos pequenos”, relata. 

O fator mental não pode ser excluído da equação para vencer o muro. O treinador indica que “ter uma mente sempre positiva, acreditando que você vai conseguir, superando todos os desafios que possam vir a surgir” é uma das estratégias para se manter competitivo em circunstâncias desconfortáveis. Para Leite, “muitas vezes você vai fazer tudo certinho e mesmo assim essa barreira vai chegar. É aí que entra o trabalho da mente positiva. A primeira coisa a se fazer é não desesperar e achar que tudo está perdido. Diminua um pouco o ritmo, se concentre novamente, lembre de todo o treinamento que você passou, os motivos que te fizeram estar ali fazendo essa prova, se imagine na linha de chegada com a medalha. Ao invés de pensar que faltam “tantos Km”, vá dividindo de um em um, dois em dois. Busque distrações para sua mente”. 

 

“Não me deixa desmaiar antes de cruzar a linha de chegada”

E foi exatamente isso que Mayrink fez na última maratona. O atleta competia no IronMan 70.3 Fortaleza e sentiu que o muro chegou já nos primeiros quilômetros, não por conta da distância, mas das condições climáticas da prova. “Foi um dos muros mais altos que já bati de frente. Estava muito quente e logo na primeira volta, quando completei os primeiros sete quilômetros, senti uma fraqueza e que a prova seria desafiadora. Lembro que continuei correndo. Passei do plano A para o plano B, depois para o plano C e, na última volta, faltando quatro quilômetros, tive um apagão. Só pensava “não me deixa desmaiar antes de cruzar a linha de chegada”. A cabeça tem que estar boa, para não desistir. Cruzei a linha de chegada e desmaiei, mas eu cruzei a linha. Não deixei o muro me vencer”, exterioriza orgulhoso.  



Pedro Mayrink, dentista e triatleta.

 

Lendo esse relato, não há dúvidas de quanto treinamento e técnica foram necessárias para que a vitória chegasse. Cotidianamente, o treinador esportivo prepara atletas para superar grandes desafios e Leite reforça que é imprescindível ter um bom acompanhamento nutricional durante todo o ciclo de treinos: “dispor uma estratégia de alimentação e suplementação bem preparada para o dia da prova, ou seja, de quanto em quanto tempo hidratar e tomar o gel de carboidrato, é muito relevante”. Os produtos da Alquimia da Saúde, por exemplo, estão presentes no cotidiano dos treinos e principalmente no dia da prova. “Eles têm me ajudado muito desde quando acordo até a hora de dormir. Energia e disposição para encarar o dia a dia de treinos, além de me ajudar na recuperação e estar pronto para o dia seguinte de novas atividades. Vou listar alguns dos produtos que tenho usado na minha rotina , mas vale a pena dar uma olhada aqui no site e conferir a variedade dos produtos. Não podemos esquecer, claro, de alinhar sempre com a nutricionista, de acordo com a sua necessidade, qual produto, quando e como usar durante o seu treino e a sua prova. Nada de copiar o seu amigo”, instrui o especialista. 

Também partilhando sua vivência, Mayrink conta que sua experiência com os produtos da Alquimia começou há bastante tempo. “Sou suspeito para falar, pois gosto muito: o sabor agradável e o fato de ser uma linha completa totalmente ayurvédica e livre de conservantes, de adoçantes não naturais e ainda de vários produtos serem veganos me deixa apaixonado, pois sou vegetariano há 5 anos e condiz com o que acredito da natureza, de usufruir de alimentos reais para nutrir e manter o corpo em equilíbrio. O atleta que ama o esporte pensa na longevidade do esporte e com a Alquimia eu consigo ver isso de forma real e leve”, finaliza. 

 

As informações fornecidas neste conteúdo tem como foco compartilhar princípios de conhecimento geral e não devem substituir a orientação de seu médico. O profissional da saúde é a pessoa certa para te orientar sobre todos os aspectos da saúde ampla. Nenhum conteúdo da Alquimia da Saúde tem como objetivo diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças. A suplementação alimentar deve ser acompanhada por um profissional. 

 

 

Sobre a loja

A Alquimia da Saúde é uma marca de suplementação natural no mercado desde 2012, presente em 25 estados, nas mais relevantes redes de vida saudável e nas principais bike shops do Brasil.

Pague com
  • Pix
  • proxy-mercadopago-v1
  • proxy-mercadopago-v1
Selos

Alquimia da Saúde Indústria e Comércio LTDA. - CNPJ: 26.947.451/0001-24 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade