Blog: COMO PREVENIR E TRATAR FÍGADO GORDUROSO: DOENÇA ATINGE 35% DOS BRASILEIROS COM MAIS DE 35 ANOS

 

O nome clínico é esteatose hepática, mas é popularmente conhecida como fígado gorduroso. E, surpreendentemente, 35% dos brasileiros com mais de 35 anos têm a doença. E sabe o motivo que você precisa saber disso? Cuidar do fígado é essencial, uma vez que esse órgão essencial é o responsável por mais de 500 funções fundamentais para a manutenção do organismo, segundo o Ministério da Saúde. Se você não cuidar, sua saúde pode estar em risco, silenciosamente ameaçada por hábitos sabotadores. 

Tempo de leitura estimado para esse conteúdo: 10 min 14 seg

Nesse conteúdo vamos falar um pouco mais sobre: 

  • o que é fígado gorduroso
  • estudo científico sobre os impactos da doença 
  • como a alimentação e a suplementação podem ajudar a prevenir esse quadro
  • e muito mais!

 

O que é esteatose hepática

A esteatose hepática é conhecida como fígado gorduroso ou gordura no fígado. Segundo o Ministério da Saúde, esse quadro acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura. Contudo, vale destacar que é normal haver presença de gordura no fígado e, ainda conforme o MS, “quando este índice chega a 5% ou mais, o quadro deve ser tratado o mais brevemente possível. Se não tratada corretamente, a esteatose hepática pode provocar, a médio e longo prazo, uma inflamação capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado”. Mas lembre-se que qualquer diagnóstico só pode ser dado por um médico ou profissional da saúde. 

A gordura no fígado pode ser causada por diversos fatores, inclusive os ligados ao consumo excessivo de álcool. Já no sentido de causas não alcoólicas, os principais hábitos de vida de impacto negativo são sobrepeso, obesidade, gravidez, sedentarismo, diabetes, má alimentação, colesterol alto, pressão alta, perda ou ganho muito rápido de peso, uso de medicamentos (corticoides, estrógeno, amiodarona, antirretrovirais, diltiazen e tamoxifeno) e inflamações crônicas no fígado. O excesso de peso é atualmente uma das principais causas da esteatose hepática não alcoólica, sendo responsável por 60% dos casos de gordura no fígado, conforme dados do Governo Federal. 

 

O que a ciência descobriu sobre o fígado gorduroso 

Recentemente, estudo de autoria de pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e colaboradores da USP (Universidade de São Paulo) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) divulgou que 35% dos brasileiros com mais de 35 anos têm gordura no fígado. É sabido que mulheres também têm um risco maior de desenvolver excesso de gordura no fígado, tendo em vista que o hormônio estrógeno, produzido naturalmente pelo corpo feminino, propicia o acúmulo dessa gordura, mas, na pesquisa, a maior prevalência da doença foi encontrada em indivíduos do sexo masculino e com obesidade.

Nessa pesquisa, 8 mil participantes com idades de 35 a 74 anos, foram acompanhados por cerca de quatro anos por meio de entrevistas e exames clínicos. Na amostra, comparativamente, quem tem gordura no fígado apresentou níveis mais altos de circunferência da cintura, triglicerídeos, colesterol elevado, resistência à insulina e IMC (índice de massa corporal) do que quem não apresenta a doença. O colesterol alto foi identificado, em média, em 5,75% do total de pesquisados, mas os com esteatose hepática elevaram para 7,83% enquanto a alteração foi identificada em apenas 3,88% dos sem gordura no fígado. E mais: a presença de gordura no fígado aumentou em 30% o risco de se desenvolver diabetes. 

 

Como tratar e prevenir a gordura hepática

Não há dúvidas de que um estilo de vida mais saudável e equilibrado faz toda a diferença no tratamento e prevenção da doença. O Ministério da Saúde indica que são raros os casos em que há a necessidade de tratamento medicamentoso, mas a definição desse tratamento só pode ser dada por um especialista. A prática de exercícios físicos regulares; evitar o consumo excessivo de álcool, tabaco e outras drogas; se alimentar bem; e o acompanhamento com um médico são caminhos essenciais para quem quer tratar ou prevenir a gordura no fígado. 

 

Alimentação amiga da saúde do fígado 

A alimentação desempenha papel inegociável na saúde humana como um todo, especialmente no fígado. Quem consome alimentos mais integrais e naturais desfruta de diversos benefícios. Invista no consumo de própolis, abacaxi, maçã, água, gengibre, escarola, rabanete, frutas vermelhas, salmão e azeite.

De forma prática, os suplementos alimentares naturais ajudam e muito na manutenção de uma dieta balanceada, inclusive, para incluir elementos que contribuam para a saúde hepática. Esse é o caso do camucamu, fruto com propriedades antianêmica, anti-inflamatória, cicatrizante, antiplasmódica, prevenindo a obesidade e apresentando atividade neuroprotetora, antidiabética, antimicrobiana e hepatoprotetora. [1, 2] Você desfruta dos benefícios do camucamu e de diversos outros na fórmula do Drenante Smoothie Slim Fit,  suplemento em pó desenvolvido para ajudar no emagrecimento e bem-estar combinado por 13 superfoods ricos em fibras que auxiliam na saciedade, melhoram a digestão e equilibram a flora intestinal, além de ativarem a drenagem linfática, a queima de gorduras e a eliminação de toxinas, facilitando a perda de peso de forma natural, realinhando o organismo para uma vida mais saudável.

A lista conta ainda com a cúrcuma, outro alimento poderoso. Aqui na Alquimia exploramos uma fórmula de Recover Físico em cápsulas combinadas de açafrão da terra (também conhecida como cúrcuma) e pimenta do reino. Esse blend oferece todos os benefícios do principal componente ativo do açafrão da terra, a curmumina, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias [3], além da piperina, principal componente ativo da pimenta do reino, que tem a capacidade de aumentar a absorção da curcumina pelo organismo. [4]

E, finalizado, os benefícios do NAC (N-acetil cisteína) são realmente incríveis. A  forma estável do aminoácido cisteína foi objeto de estudo científico, comprovando que o uso por 12 meses em dieta altamente gordurosa auxiliou a resgatar o quadro de esteatose, ou seja, reverteu o acúmulo anormal de gordura. [5] Esse estudo foi feito em ratos, que possuem fisiologia muito similar à humana. 

 

Saúde sempre cuidando do fígado

Você viu como, com passos simples, é possível contribuir positivamente para a sua saúde hepática. Atente-se de sempre buscar a opinião médica especializada e seguir as diretrizes do Ministério da Saúde sobre diagnóstico, tratamentos e prevenção das doenças do fígado. 

E quando o assunto for suplementação alimentar, conte com os produtos Alquimia da Saúde em uma  linha de pré, intra, pós e bem estar que leva alimentos saudáveis, integrais, o máximo orgânicos e sem maltodextrina, na forma de suplementos práticos, para as pessoas. São fórmulas únicas que ajudam a melhorar sua performance e desempenho sem agredir seu organismo, porque somos naturais, como a vida pede!

 

ESTUDOS CIENTÍFICOS:

[1] AZEVÊDO, J.C.S. de; FUJITA, A.; OLIVEIRA, E.L. de; GENOVESE, M.L.; CORREIA, R.T.P. Resíduo industrial de camu-camu seco (Myrciaria dubia HBK Mc Vaugh): Um pó amazônico rico em bioatividade com atributos funcionais. Food Research International, V. 62, p 934-940. 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.foodres.2014.05.018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0963996914003238?via%3Dihub. Acesso em: 20/05/2023.

[2] AZEVÊDO, J. C.S., BORGES, K. C., GENOVESE, M. I., CORREIA R. T.P., VATTEM, D. A. Neuroprotective effects of dried camu-camu (Myrciaria dubia HBK McVaugh) residue in C. elegans. Food Research International, Vol. 73, Jul. 2015, p. 135-141. DOI: https://doi.org/10.1016/j.foodres.2015.02.015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0963996915000769?via%3Dihub. Acesso em: 02/03/2023.

[3] TANG, C. et al. Curcumin in age-related diseases. Die Pharmazie-An International Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 75, n. 11, p. 534-539, 2020.

[4] SHOBA, G. et al. Influence of piperine on the pharmacokinetics of curcumin in animals and human volunteers. Planta Med. 1998.

[5] TSAI, C. et al. Long term N-acetylcysteine administration rescues liver steatosis via endoplasmic reticulum stress with unfolded protein response in mice. (2020) 19:105.

 

As informações fornecidas neste conteúdo tem como foco compartilhar princípios de conhecimento geral e não devem substituir a orientação de seu médico. O profissional da saúde é a pessoa certa para te orientar sobre todos os aspectos da saúde ampla. Nenhum conteúdo da Alquimia da Saúde tem como objetivo diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças. A suplementação alimentar deve ser acompanhada por um profissional. 

 

 

Sobre a loja

A Alquimia da Saúde é uma marca de suplementação natural no mercado desde 2012, presente em 25 estados, nas mais relevantes redes de vida saudável e nas principais bike shops do Brasil.

Pague com
  • Pix
  • proxy-mercadopago-v1
  • proxy-mercadopago-v1
Selos

Alquimia da Saúde Indústria e Comércio LTDA. - CNPJ: 26.947.451/0001-24 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade