A manteiga Ghee é considerada um tesouro líquido dourado na tradicional gastronomia da Índia. O produto transcendeu suas qualidades culinárias para se tornar um poderoso aliado nutricional no sistema milenar indiano de saúde, chamado Ayurveda. Originada a partir do processo de purificação do leite, a Ghee é celebrada por suas propriedades únicas que vão além da simples gordura [1].
Neste texto, vamos falar sobre a rica história e os benefícios dessa joia nutricional, aprofundando-nos nas observações técnicas e na vivência do alquimista Matheus Mariani. Confira e se surpreenda!
Tempo de leitura estimado para esse conteúdo: 8 min 07 seg
Origens e preparação tradicional
A Ghee é um subproduto refinado da manteiga, obtida por meio da evaporação da água e da separação dos elementos sólidos e toxinas da gordura do leite. O método tradicional envolve aquecer a manteiga lentamente, permitindo que a água evapore e os sólidos do leite se separem. O resultado é um óleo límpido, dourado e translúcido, conhecido como o "ouro líquido". [2]
Nos textos antigos da Índia, a manteiga Ghee é reverenciada por suas propriedades nutricionais e terapêuticas. Ela é considerada uma Rasayana; um alimento rejuvenescedor e regenerativo. O Ayurveda destaca a capacidade da Ghee de equilibrar os Doshas do corpo, que representa as três energias biológicas fundamentais responsáveis por governar vários processos fisiológicos e psicológicos no corpo humano. Além disso, o produto fortalece o Agni (fogo digestivo) e nutre os tecidos profundos do corpo. [1]
O alquimista e gastrônomo, Matheus Mariani, destaca que a Ghee pode ser usada em substituição de qualquer outra gordura. “A manteiga purificada tem um sabor maravilhoso e é um ótimo óleo para cozinhar. Além de seu aroma refinado e sabor amendoado, tem alto nível de resistência ao calor, e não queima facilmente. Legumes, verduras, tortas e outros alimentos preparados com Ghee são muito saborosos e nutritivos”, reforça.
Benefícios e aplicações da manteiga purificada
As propriedades emolientes da manteiga Ghee a tornam um elemento essencial para preparações medicinais à base de ervas, amplificando suas qualidades curativas. Matheus explica que “a Ghee serve como um veículo que leva os elementos benéficos das plantas medicinais até as camadas mais profundas dos tecidos, ampliando potencialmente a absorção e, consequentemente, os benefícios”.
O alquimista destaca ainda que a Ghee pode beneficiar a absorção dos nutrientes. “Na ciência ayurvédica, o ciclo de absorção de todos os nutrientes ingeridos leva em torno de 28 dias. No ocidente, não se separa o sangue de linfa. Já no ayurveda estes tecidos são vistos de forma separadas. Todo alimento ingerido percorre pela visão ayurvédica este ciclo: canal linfático se nutre e passa o alimento para sangue, depois músculos, gordura, tecido ósseo, nervoso e por último, alimenta o tecido mais sutil, que é o reprodutor. Após o alimento percorrer este ciclo, temos por resultado OJAS, que a um nível mais sensível, a consciência em forma física. A manteiga Ghee, com suas nanopartículas, é capaz de nutrir todos estes tecidos, percorrendo todo esse caminho em até 3 dias”. A Ghee é, portanto, capaz de transformar o ciclo pessoal de nutrição, elevando a velocidade de nutrição de nutrientes no organismo.
Além disso, a manteiga purificada é usada em massagens, especialmente benéficas para peles secas e envelhecimento precoce. [1]
Outros benefícios da Ghee são:
Matheus destaca ainda que “a Ghee também é extremamente benéfica para o fígado, útil para inflamações gastrointestinais e no combate a úlceras, ajuda a equilibrar o fogo digestivo no organismo, fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento dos pulmões, a melhorar a memória e é utilizado em algumas técnicas para refrescar e nutrir os olhos. É um ótimo purificador dos canais e condutos do organismo, não apenas os físicos, mas também os energéticos e sutis. É um tônico que fortalece e regenera os fluidos, e é lubrificante, aumentando a flexibilidade”.
Cuidados ao incorporar a Ghee na rotina
Ao incorporar a Ghee em sua rotina, lembre-se das seguintes observações feita pelo alquimista Matheus Mariani:
“Ghee, se bem produzida, é pura consciência em forma de alimento. Mas cabe atenção redobrada sobre "manteiga clarificada" , pois este processo rápido de clarificação não é de longe o que é a manteiga Ghee adequadamente elaborada - como a da Alquimia da Saúde se propõe a entregar”, destaca o alquimista.
A manteiga Ghee é uma joia da sabedoria ayurvédica, oferecendo muito mais do que apenas sabor. Seja incorporando-a em sua cozinha ou aplicando-a nas práticas de bem-estar, o produto é verdadeiramente uma dádiva, enriquecendo nossas vidas com nutrição e vitalidade. [2]
Dica extra: sempre consulte um profissional de saúde qualificado antes de fazer mudanças significativas em sua dieta ou estilo de vida, especialmente se estiver seguindo princípios ayurvédicos específicos.
ESTUDOS CIENTÍFICOS:
[1] ACHARYA, K.T. Ghee, vanaspati, and special fats in India. In: GUNSTONE, F. D., Padley, F. B., editors. Lipid Technologies and Applications. New York: Marcel Dekker Inc., 1997.
[2] SCHAUSS, Alexander G. The Ayurveda Encyclopedia: Natural Secrets to Healing, Prevention, and Longevity. Alternative Therapies in Health and Medicine, v. 5, n. 5, p. 98, 1999.
[3] CHARAKA; AGNIVEṢA; JĪVĀNANDA VIDYĀSĀGARA. Charaka samhita: the Hindu system of medicine, sometimes attributed to Agnivesha. Calcutta: Adarsh Pustakalaya, 1877.
[4] KAVIRAJ KUNJA LAL BHISHAGRATNA; K, B. K. Sushruta samhita. Varanasi: Chowkhamba Sanskrit Series Office, 1963.
[5] G SRINIVASA MURTI; VĀGBHAṬAM. Ashtanga Hridaya : a compendium of Ayurvedic system of medicine based on works belonging to both Atreya and Dhavantari schools of Acharya Vaghbata: Vol. I. Sutrasarira-nidana sthanams. Madras: Vaidya Kalanidhi Office, 1931.
As informações fornecidas neste conteúdo tem como foco compartilhar princípios de conhecimento geral e não devem substituir a orientação de seu médico. O profissional da saúde é a pessoa certa para te orientar sobre todos os aspectos da saúde ampla. Nenhum conteúdo da Alquimia da Saúde tem como objetivo diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças. A suplementação alimentar deve ser acompanhada por um profissional.
A Alquimia da Saúde é uma marca de suplementação natural no mercado desde 2012, presente em 25 estados, nas mais relevantes redes de vida saudável e nas principais bike shops do Brasil.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade