Sentir-se cansado depois dos treinos e das provas é normal, afinal de contas, o exercício físico desafia o organismo a ir além, buscando a melhor performance. Mas não é usual a fadiga extrema, aquela que impede o esportista de seguir suas atividades e ainda compromete os resultados. Para ajudar nesse cenário, um dos suplementos mais consumidos no mundo e muito conhecido por suas propriedades antioxidantes é a Coenzima Q10 e é sobre ela que vamos falar neste conteúdo.
Tempo de leitura estimado para esse conteúdo: 10 min 59 seg
Alquimista responde: porque é preciso fazer suplementação de CoQ10?
O alquimista Matheus Mariani explica que a Coenzima Q10 é naturalmente produzida pelo corpo, mas, na fase adulta, principalmente a partir dos 30 anos, com o processo de envelhecimento, o organismo humano diminui a produção desta substância sendo recomendado formas de reposição. [1] À medida que envelhecemos, nossa produção interna de CoQ10 diminui e enfrentamos uma crise de energia.
“De forma prática, a Coenzima Q10 ajuda a transformar alimento em energia para o corpo, ela ajuda a criar energia. E, às vezes, a pessoa não tem a capacidade plena de transformar o alimento em energia. Imagine um atleta que está nesse processo intensamente: quando acaba a fonte natural de CoQ10 no organismo, vem a fadiga. Suplementar, nesse caso, representa também empurrar a curva de cansaço extremo para frente, ampliando as possibilidades de melhores performances”.
Matheus destaca ainda que essa suplementação vale também para quem não é atleta mas tem mais de 30 anos, pois, como comprovado, há uma perda natural da produção desse elemento tão importante.
O que a ciência diz sobre a Coenzima Q10
Para entender melhor os benefícios da Coenzima Q10, especialistas realizaram estudos e foi possível identificar que a coenzima desempenha um papel essencial na síntese de energia celular na forma de ATP, o que pode auxiliar e potencializar a performance eficiente durante as atividades físicas. [2] Inclusive, há uma sinalização de que a presença de CoQ10 no organismo contribui para a redução do estresse oxidativo e consequentemente da fadiga, melhorando o rendimento nos treinos. [3]
Por ser um forte antioxidante e potencializador da função mitocondrial, a CoQ10 auxilia também na prevenção de doenças cardiovasculares, prevenindo a formação de placas ateroscleróticas nas artérias e melhorando a função cardíaca. [4] Além disso, é responsável em preservar as células contra danos oxidativos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas. No caso de atletas de alta performance, a suplementação de CoQ10 é especialmente importante no combate ao envelhecimento precoce.
Shilajit potencializa a atuação da Coenzima Q10
São tantos os benefícios que o corpo pode precisar de um auxílio extra e é aí que entra em cena o Shilajit, substância natural encontrada principalmente nas rochas do Himalaia, valorizada por sua capacidade de transportar energia e nutrição para o corpo. Há comprovações científicas identificando que o Shilajit potencializa a atuação da Coenzima Q10 por meio da presença do ácido fúlvico, que facilita a importação de minerais para as células-alvo, protegendo o potencial elétrico, prevenindo a morte celular e facilitando a entrega de energia. [5]
A conclusão é que estes elementos ativos no Shilajit facilitam e muito o esforço das mitocôndrias para transformar o alimento em energia, tornando o processo mais limpo, com menos resíduos e promovendo uma maior vida útil das mitocôndrias, sendo, portanto, sua atuação facilitadora de todo o ciclo de geração de energia. [6] Não menos importante, cabe destacar que o Shilajit é um suplemento alimentar potente e muito seguro, capaz de restabelecer o equilíbrio energético e controlar distúrbios cognitivos associados ao envelhecimento e à estimulação cognitiva. [7][8]
O Shilajit é conhecido há séculos pela medicina ayurvédica “o destruidor das fraquezas” e é utilizado como rejuvenescedor e como composto antienvelhecimento.
Suplementação para vencer a fadiga
O Energia CO-Q10 Smart Blend é uma fórmula exclusiva Alquimia da Saúde, que une a Coenzima Q10 ao Shilajit. Em formato de cápsulas, esse é o suplemento adequado para quem busca aliar saúde plena e praticidade para uma melhor performance.
A fórmula conta também com N-Acetil Cisteína, a forma estável do aminoácido cisteína, uma potência de suplemento com atividade antioxidante. Estudos comprovam, inclusive, que o NAC possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e sensibilizadoras de insulina, as quais podem contribuir positivamente em diversas condições. [9] No desempenho muscular, o NAC atua sequestrando radicais livres, diminuindo o estresse oxidativo e consequentemente, a fadiga muscular. [10]
O Energia CO-Q10 Smart Blend é um suplemento alimentar natural, sinérgico e nutracêutico e, assim como todos os produtos Alquimia da Saúde, é livre de corantes, adoçantes e conservantes. É natural, de verdade, como a vida pede e você merece.
Matheus ressalta que a Coenzima Q10, por ser lipossolúvel, é melhor digerível em gordura. Portanto, consumir o Energia CO-Q10 Smart Blend próximo de outro elemento gorduroso representa uma potencial melhor absorção - veja mais sobre o óleo de coco em pó e manteiga ghee.
Vale lembrar que o ideal é que toda suplementação seja prescrita e acompanhada por um profissional da saúde. Pergunte ao seu nutricionista ou médico sobre os benefícios da Coenzima Q10 e desfrute do melhor que a natureza pode te oferecer. Saúde sempre!
ESTUDOS CIENTÍFICOS:
[1] DINICOLANTONIO, James J.; MCCARTY, Mark F.; O’KEEFE, James H. Coenzyme Q10 deficiency can be expected to compromise Sirt1 activity. Open Heart, v. 9, n. 1, p. e001927, 2022.
[2] CABALLERO, Benjamin. Encyclopedia of human nutrition. Elsevier, 2005.
[3] GARRIDO-MARAVER, Juan et al. Coenzyme q10 therapy. Molecular syndromology, v. 5, n. 3-4, p. 187-197, 2014.
[4] JAFARI, Mehdi et al. Coenzyme Q10 in the treatment of heart failure: A systematic review of systematic reviews. Indian heart journal, v. 70, p. S111-S117, 2018.
[5] STOHS, Sidney J. et al. Energy and health benefits of Shilajit. In: Sustained Energy for Enhanced Human Functions and Activity. Academic Press, 2017. p. 187-204.
[6] BHATTACHARYYA, S. et al. Shilajit dibenzo-α-pyrones: mitochondria targeted antioxidants. Pharmacologyonline, v. 2, p. 690-698, 2009.
[7] CARRASCO-GALLARDO, Carlos et al. Shilajit: a natural phytocomplex with potential procognitive activity. International Journal of Alzheimer’s disease, v. 2012, 2012.
[8] CORNEJO, Alberto et al. Fulvic acid inhibits aggregation and promotes disassembly of tau fibrils associated with Alzheimer’s disease. Journal of Alzheimer’s disease, v. 27, n. 1, p. 143-153, 2011.
[9] Mokhtari V, Afsharian P, Shahhoseini M, Kalantar SM, Moini A. A Review on Various Uses of N-Acetyl Cysteine. Cell J. 2017 Apr-Jun;19(1):11-17. doi: 10.22074/cellj.2016.4872. Epub 2016 Dec 21. PMID: 28367412; PMCID: PMC5241507.
[10] Kerksick C, Willoughby D. O papel antioxidante dos suplementos de glutationa e N-acetilcisteína e estresse oxidativo induzido pelo exercício. J Int Soc Sports Nutr. 2005; 2 :38-44.
As informações fornecidas neste conteúdo tem como foco compartilhar princípios de conhecimento geral e não devem substituir a orientação de seu médico. O profissional da saúde é a pessoa certa para te orientar sobre todos os aspectos da saúde ampla. Nenhum conteúdo da Alquimia da Saúde tem como objetivo diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças. A suplementação alimentar deve ser acompanhada por um profissional.
A Alquimia da Saúde é uma marca de suplementação natural no mercado desde 2012, presente em 25 estados, nas mais relevantes redes de vida saudável e nas principais bike shops do Brasil.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade